MITO DA CRIAÇÃO KAONDE
Deus criou duas pessoas, Mulonga e Mwinambuzhi , que se tornaram o primeiro homem e mulher. Quando Deus os criou, eles ainda não tinham sido diferenciadas em masculino e feminino. Na verdade, eles estavam com falta de coisas que lhes permitiriam aliviar-se. Isto era muito desconfortável.
Mulonga foi ter com Deus para procurar ajuda. Quando Deus ouviu o seu problema, percebeu que tinha deixado de fora algumas coisas importantes. Então, ele deu a Mulonga dois pequenos pacotes e disse: "Um é seu e o outro é para Mwinambuzhi. Levá-los para casa, e antes ir para a cama, colocar um pacote na sua virilha e informe a sua companheira para colocar o outro pacote em sua virilha”.
Mulonga levou os pacotes e começou sua jornada para casa imediatamente. No entanto, a viagem foi longa e ele sentiu-se muito cansado. Deitou-se e dormiu, mas, antes que ele dormisse, decidiu colocar o seu pacote na sua virilha.
Quando acordou, de manhã, ele ficou surpreendido. Ele tinha sido transformado em um macho e as coisas que ele sentia falta também tinham-lhe sido fornecidas. Ele pegou o outro pacote que trazia e tinha sido ordenado para dar a Mwinambuzhi, só que notou que que tinha um mau odor por isso ele jogou fora, dizendo: "Está podre e além disso, é pesado".
Ele continuou em sua jornada e, quando chegou em casa, Mwinambuzhi notou que ele tinha sido mudado . Então ela perguntou-lhe: "O que aconteceu contigo? "
Mulonga disse-lhe o que Deus o havia instruído a fazer, mas não contou a ela sobre o pacote que Deus havia enviado para ela.
Mwinambuzhi decidiu então ir para Deus e buscar algum remédio também. Quando ela encontrou Deus, contou-lhe sobre o seu problema. Deus perguntou, surpreso: "Mulonga não deu-te o pacote que enviei para ti? "
Mwinambuzhi respondeu: "Não, ele não me deu. Ele me falou apenas cerca do pacote dele".
Então Deus deu Mwinambuzhi outro pacote junto com instruções. Ela seguiu as instruções e quando acordou pela manhã ela encontrou sua todas as partes que estavam em falta.
Em seguida, algo novo aconteceu com eles. Eles se desejaram um ao outro e tiveram relações sexuais. No entanto, depois que sentiram estranhos e com medo dessa nova forma de se conhecerem um ao outro. Eles decidiram ir a Deus e dizer-lhe sobre isso, porque eles tinham suas dúvidas. Deus ouviu o que eles disseram e disse -lhes que não havia nada a temer em conhecer um ao outro, porque essa era a maneira pela qual eles iriam conceber e criar filhos. Depois disso, Mulonga e Mwinambuzhi tiveram muitas crianças. Eles cuidavam deles e sua família cresceu. Seus filhos se tornaram pais de muitos outros clãs.
Um dia, Deus disse a Mulonga, "Por que não executaste as ordens que lhe dei sobre o pacote para sua companheira? Por que você jogou o pacote dela fora? " Então Deus disse: "Você fez muito mal ao agir assim. Portanto, como punição a partir de agora, quando um homem se casar com uma mulher, ele vai ter que pagar um dote (lobolo)".
Mito, grupo étnico Kaonde, Zâmbia,
Colectado pelo padre John Ganly , M. M.
In:
Once Upon a Time in Africa. Stories of Wisdom and Joy
Compiled by Joseph G. Healey
Sem comentários:
Enviar um comentário